NOSSA HISTÓRIA

O grupo Jovem Ballet de Santa Catarina foi idealizado pela diretora Bárbara Rey em 2004 com o intuito de oferecer maior experiência cênica aos jovens bailarinos que naquela época formavam parte do corpo de baile que dirigia desde 1999, na Escola de Dança Albertina Saikowska de Ganzo (1950 - 2006).

 

O grande impulso foi dado pelo apoio da diretora da Escola, Clorinda Ganzo Pereira e com a oportunidade de um convite da produtora Neyde Coelho da PróMúsica de Florianópolis na época presidida por Darcy Brasiliano dos Santos, grandes incentivadores da cultura catarinense, para criar um espetáculo chamado "Ballet de Óperas Famosas", apresentando coreografias por Bárbara Rey e Flavio Vargas, com a participação do tenor Richard Bauer, a mezzo soprano Ariadne Oliveira e o pianista italiano, Sem Cerritelli.

A partir de 2006, com a extinção da escola, foi desenvolvido um projeto para continuar o trabalho, já como entidade independente porém abrigado dentro da Associação Cultural Arte.Dança.

Sua estréia oficial foi em junho de 2007 ao lado de duas grandes estrelas da dança do Brasil, Cecília Kerche e Victor Luis, espetáculo promovido pela PróMúsica de Florianópolis, à convite de sua atual presidente Neyde Coelho que encomendaram um terceiro espetáculo que foi chamado "As Lendas e o Ballet Clássico", coreografia de Bárbara Rey e participação do violinista João Eduardo Titton.

A partir desse ponto, a companhia começou a apresentar seus trabalhos em eventos, aberturas de mostras em diversas cidades de Santa Catarina inclusive participou de remontagens de ballet de repertório como Dom Quixote e La Bayadère, co-produzir os espetáculos da Associação Arte.Dança, além de dominar um repertório próprio, onde não faltaram oportunidades de demonstrar versatilidade nos diversos gêneros.

Incontestável a colaboração da Leticia Gallotti, hoje uma das diretoras da Associação Arte.Dança, que além de atuar como bailarina foi fundamental na assistência à direção e como ensaiadora. O primeiro e valente elenco foi formado por: Aimê Rechia, Ana Carolina Leimann, Ana Clara D'Acampora, Camila Treteski Ribeiro, Carolina Segalla, Cristina Schmitt, Flora Evangelista, Iana Lua Dias da Cruz, Juliana Blasi Villari,  Juliana Lourenção, Juliana Simas, Mariana Figueiredo Uchôa, Marina Campos, Sabrina Neron Balthazar e Samara Souza.

 

 

 

 

 

Em 2012 as atividades foram encerradas por falta de apoio financeiro. E após um periodo de 3 anos, graças ao apoio da Cenarium Escola de Dança, em 2015 foram retomadas algumas das atividades do projeto com um pequeno elenco de 8 pessoas: Anderson Anversi, Manoela Moreira de Souza, Maria Luiza Viana, Rodrigo Nunes, Samara Souza, Shirley Dacio, Thulio Amorim e Victoria Scatena.

© 2023 por Jovem Ballet de Santa Catarina. Orgulhosamente criado no Wix.com