top of page

Maria Lucia Segalin
Breve Histórico

 Maria Lúcia Segalin iniciou seus estudos de dança clássica em Florianópolis, Brasil, sob a tutela de professores renomados do Teatro Colón de Buenos Aires e do Balé Nacional de Cuba, como Ramona de Sá e Niurka de Sá. Em 1996, com uma bolsa de estudos, completou sua formação na Escola Estatal de Balé da Ópera de Viena, na Áustria. 

Em 1998, obteve seu primeiro contrato profissional com "Le Jeune Ballet de France," (O Jovem Ballet da França) em Paris, França, onde permaneceu por dois anos. Com o JBF teve a oportunidade de dançar em vários países ao redor do mundo além de trabalhar com excelentes profissionais em todas as modalidades de dança. Em 2000, foi contratada pelo Ballet du Capitole de Toulouse, França, onde atuou como demi-solista até 2009, sob a direção de Nanette Glushak. Durante esse período, desenvolveu a técnica Balanchine e interpretou várias coreografias do renomado coreógrafo. 

Na temporada 2009/2010 assinou contrato como solista com o Aalto Ballet Theater em Essen, Alemanha, a convite do Intendente e Diretor Artístico da Companhia, Ben Van Cauwenbergh. 

Durante sua carreira na dança, teve a oportunidade de trabalhar com diferentes coreógrafos e de dançar coreografias de Jiri Kylián, Nils Christe, Hans Van Manen, Ben Van Cauwenbergh, Ohad Naharin, Nacho Duato entre outros. Seu repertório inclui várias peças do repertório moderno, neo-clássico e clássico e papéis principais nos balés "Giselle," "Don Quixote," "Coppelia," "La Sylphide," "Carmen," "Romeu e Julieta," Tatiana em "Onegin"de John Cranko, entre outros. Também participou de "Galas de Ballet" na Europa, Estados Unidos e Japão. 

Em 2005, completou o Curso de Professor de Dança no Conservatório de dança de Toulouse e recebeu o "Diplôme d'État de Professeur de Danse" pelo Ministério de Cultura da França. 

Em 2017, obteve o Bacharelado em Estudos de Línguas Modernas (Francês e Alemão) pela 

Open University of England. 

Desde Janeiro de 2022 exerce a função de Assistente Pessoal do Intendente e Diretor Artístico do Aalto Ballet Essen, Ben Van Cauwenbergh e também ministra aulas para a Companhia. 

Anderson Anversi
Breve Histórico

Formado em ballet clássico e contemporâneo pela Escola Teatro Bolshoi do Brasil, desde cedo se dedicou paralelamente à prática das danças urbanas com destaque para suas habilidades como b-boy.

Participou de produções e turnês como aluno do Bolshoi e após sua formação procurou desenvolvimento como bailarino participando de produções no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília.

Foi bailarino da Skiante Cia de Dança onde aperfeiçoou a técnica de jazz dance.

Atua como professor de ballet clássico, contemporâneo, jazz e danças urbanas em escolas de Florianópolis assim como professor convidado em Joinville.

Se dedica à composição coreográfica principalmente com técnicas contemporâneas de dança e contribui na produção de musicais como bailarino, ator e coreógrafo.

Bárbara Rey
Breve Histórico

Bailarina, coreógrafa e maitre de ballet. DRT 4305/02/SC, atua como professora convidada e coach e já trabalhou em companhias tais como o Teatro Colón de Buenos Aires, Cia Deborah Colker, Fundação Maximiliano Guerra e o Ballet del Mercosur, Buenos Aires.

É jurado e ministrante de cursos em festivais e eventos de dança tais como, Festival Passo de Arte/SP; Festival Bento em Dança/RS; Festival de Dança de Joinville/SC; Prêmio Desterro/SC; Seminário de Verão da Universidade das Artes, Puerto Vallarta/México, Yanza, Assunção/Paraguai; Curso Sur La Pointe Assunção/Paraguai; Gran Gala Concurso de Danza, Santiago/Chile, e diversos festivais em Santa Catarina.

Ministrou cursos online para Royal Ballet Estudio, Equador; La Companhia, Bolívia e curso de metodologia para profesores para Pro-Mover, Chile.

Participou no festival internacional em Varna, International Ballet Competition de 2016, como coach em conjunto com o maitre Philip Beamish para os bailarinos do Teatro Colón de Buenos Aires, Argentina.

Professora autorizada para ministrar aula da técnica Beamish Bodymind Balancing ®.

Fundadora e Diretora Artística do Jovem Ballet de Santa Catarina onde atua como formadora e coreógrafa.

Curadora e Diretora Artística do Festival Bento em Dança, Bento Gonçalves/RS e Organizadora dos eventos Mostra de dança Exercícios Cênicos, do Seminário VERSO e da Mostra de Dança Estações.

Foi Presidente da Aprodança – Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina (2004 - 2009) e foi Membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. (2005 - 2010)

Foi primeira bailarina e assistente de direção da Voga Cia de Dança de Florianópolis/SC e participou como bailarina convidada em múltiplas produções.

Diana Gilardenghi
Breve Histórico

Professora, coreógrafa, performer, pesquisadora. Atua profissionalmente desde 1978. Integrou os grupos Duggandanza, Plastercaster, Potlach, Triz e Ronda. Atua na coordenação, concepção e montagem do Projeto de pesquisa e formação em dança A Mesa contemplado pelo Edital Elisabete de estímulo à cultura-dança (2023) Co-criação, preparação corporal e câmera do projeto Escapamentos videodança/performance audiovisual, dirigido por Gabriel Villas (2022) Projetos Ocupação Mágica e Percursos em dança – contemplados pelo SCultura emSuaCasa ( 2020) Performer no Projeto CASA de Lucila Vilela, contemplado pelo edital Elisabete Anderle em 2010 e 2013, e da performance 3 pontas de Letícia Cardoso (2010 e 2012) Integrante do coletivo de pesquisa e criação Mapas e Hipertextos no qual investiga a intersecção entre dança e performance (2014-2017). Participa do Projeto Corpo Tempo e Movimento, projeto contemplado pelo Edital de Cultura Elisabete Anderle (2014) e Elisabete Anderle de circulação Estadual (2017). Atua como diretora convidada, preparadora corporal, e colaboradora em pesquisas de artistas e núcleos locais, a exemplo das montagens A sós (2011), Solos de Silêncio (2014) e Karma (2017). Recebe os prêmios Klauss Vianna 2008, para a realização do trabalho Um Duplo, e Klauss Vianna 2011 para a criação do espetáculo Em Constante. Professora convidada do Laboratório Corpo e Dança (2009) e do Festival de Dança de Joinville (2010 e 2011). Criadora - intérprete de dois trabalhos solo: Ecos (2004) e Crosta (2000), este último foi selecionado pelo Programa Rumos Dança do Itaú Cultural.

Victoria Scatena
Breve Histórico

É diretora de um grupo juvenil, Ballet Junior Cenarium, que vem se destacando em importantes competições como YAGP Brasil com 1 º lugar assim como no Festival de dança de Joinville nos anos de 2021 e 2022, entre outros festivais internacionais como Danza Firenze/ Itália e Ballet Beyond Borders nos EUA. 

Trabalha também como professora convidada e já deu aula em iniciativas como as de Capivarí de Baixo e Içara, assim também como em outras em Santa Catarina. Como professora de ballet clássico da aulas para uma ampla faixa etária, de iniciantes a adultos. 

Integrou a Companhia de Dança Sesiminas e agora faz parte do Jovem Ballet de Santa Catarina como bailarina e assistente de direção.  Estagiou na companhia do Ballet Municipal de Assunção participando da remontagem do ballet La Bayadere. 

Sua trajetória iniciou muito jovem e aos 12 anos, ingressou na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil onde foi treinada no método Vaganova em dança clássica, dança de caráter, dança contemporânea e outras técnicas incluindo música e teatro, onde se formou aos 17 anos.  Como membro da Escola, teve experiências com turnês nacionais e internacionais, dançando ballets de repertório como Don Quixote, Giselle, Les Sylphides, Lago dos Cisnes inclusive com participações de importantes figuras do Bolshoi tais como Natalia Osipova e VladimirVasiliev, Andrey Bolotin e Ekaterina Krysanova.  Durante sua estada na instituição, recebeu um convite para estágio no Bolshoi Theatre School, em Mascou, além de programas de treinamento em Chicago e Nova York.

Complementando sua formação frequentou aulas em companhias na europa como Salzburg Ballet/ Austria, Gyori Balett/ Hungria, Teatrul de balet Sibiu/ Romenia e participou de cursos com profissionais reconhecidos tais como Cecilia Kerche, Denys Nevidomyy, Andrey Klemm, Tereza Augusta e outros. 

bottom of page